Fale agora

Normalmente quando se trabalha com exportação precisa ter uma boa estrutura logística e financeira, pois o pagamento da importação é feito somente quando o produto chega no destino, isso geralmente leva um bom tempo para acontecer.

Por esse motivo, a exportação é considerada uma “venda a prazo” de um câmbio diferente, afetando o fluxo de caixa do exportador e precisando antecipar seus recebíveis, mas existe uma solução para esse problema, o Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC), e é sobre ele que falaremos neste texto!

O que é Adiantamento sobre Contrato de Câmbio?

 

Ele é uma operação de crédito contratada por instituições financeiras autorizadas a atuar no mercado cambial e antecipar pagamentos da exportação.

Basicamente, é uma antecipação parcial ou total do valor que a empresa iria receber  apenas quando o produto exportado chegasse ao seu destino final, funciona também como um tipo de financiamento, no qual o banco adianta o valor do recebimento do produto antes do mesmo ir para a entrega.

Ele é efetuado em moeda nacional e convertido ao valor da moeda estrangeira, essa conversão é feita através da taxa de câmbio correspondente ao dia da solicitação do adiantamento. 

Isso evita que o exportador se depare com variações cambiais até a entrega do produto, pois ele já tem ciência do valor da taxa, que é fixa. E dessa forma, o exportador tem acesso imediato ao pagamento, sem precisar esperar a transição do produto para receber o valor, evitando assim problemas no fluxo de caixa.

Como funciona o Adiantamento sobre Contrato de Câmbio?

 

Antes de tudo, o exportador precisa saber qual banco ou instituição está autorizada a operar contratos de câmbio, comprovar a necessidade do adiantamento e ter limite de crédito no banco. Com isso, ele pode contratar o adiantamento e o valor que deseja antecipar.

No contrato, o exportador assume a obrigação de enviar a mercadoria ou serviço ao exterior, para evitar que esse adiantamento seja para outras finalidades e não ocorra nenhuma fraude. 

Após isso, começa a fase de produção ou embarque da mercadoria, e a antecipação do recebimento já é feita para que a empresa continue investindo cada vez mais.

Por ser um empréstimo garantido pelo pagamento, as taxas de juros costumam ser menores do que a média do mercado e também não são aplicados tributos bancários, como o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF),porém ele é limitado a 360 dias, desde a contratação do adiantamento até a data da próxima fatura ou do embarque.

O que é o Adiantamento sobre Contrato de Câmbio Indireto?

 

É um tipo de adiantamento para exportação, mas não direcionado a empresa que vai exportar o produto em si, e sim as empresas fornecedoras que estão no círculo de produção.

Porém o contrato só pode ser fechado com a participação da empresa exportadora, que deve declarar que os insumos usados fazem parte da empresa de produção.

Agora que é possível entender melhor sobre esse adiantamento, temos a possibilidade de ressaltar que com o Antecipag, além de recebíveis nacionais, também podemos antecipar os internacionais!

Por se tratar de um marketplace com as melhores taxas do mercado, no Antecipag, você consegue antecipar recebíveis de notas e cartão de crédito! Não perca mais tempo e antecipe conosco!

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Cartões: Finnet e o marketplace de antecipação de recebíveis

Antecipag Cartões reúne os principais financiadores disponíveis no mercado e melhor taxa é obtida em leilão