Antecipação de recebíveis: Entenda tudo sobre a antecipação de cartão de crédito.

A antecipação de recebíveis é um assunto muito atual por conta da mudança da nova Resolução nº 4.734/2019 junto com a Circular Bacen nº 3.952/2019, e com ela, temos que nos atualizar e entender mais sobre essa funcionalidade. Venha aprender ainda mais sobre isso!

Como funciona a antecipação de recebíveis de cartão de crédito?

A antecipação de recebíveis do cartão de crédito  acontece quando é solicitado à instituição financeira ou administradora da máquina de cartão um adiantamento pelas vendas realizadas no cartão, à vista ou parcelada.

Isso advém da demora que ocorre para o valor cair na conta da empresa que fez a venda, pois ela  já viu o produto sair do seu estoque ou realizou o serviço e ainda não obteve o retorno da remuneração, geralmente o prazo varia de 30 a 45 dias.

E na opção de parcelamento, os valores também são estornados em parcelas pelas adquirentes.

Porém essa antecipação não vem sem custo, como as vendas servem como garantia, as adquirentes cobram taxas para a realização dessa operação. Elas variam de acordo com a empresa e são calculadas conforme o número de dias de antecipação do pagamento. E não dependem da taxa administrativa do cartão.

Com a nova regra de eliminação de travas bancárias, esse problema foi solucionado. Como cada adquirente cobra um valor, hoje é possível ter acesso a melhores taxas sem travas bancárias e com acesso a um marketplace com leilão automático, o processo é simplificado a partir do uso de algumas plataformas do mercado, como o Antecipag.

Dessa forma, elas podem solicitar que o pagamento pelas vendas já realizadas aconteça em um prazo menor do que aqueles normalmente praticados pelas adquirentes, permitindo transformar em caixa presente para a empresa e manter o capital girando. Isso permite que a empresa pague as despesas da produção e outros gastos necessários para manter o negócio.

Como é feito o cálculo de antecipação de cartão de crédito?

Quanto maior o número de parcelas, maior a taxa aplicada sobre cada parcela. Na venda feita a partir de um cartão de crédito, cada parcela é liquidada obedecendo a sua data de vencimento. 

A taxa de antecipação é feita a partir da taxa de desconto referente a 30 dias. E a cobrança depende da proporção dos dias antecipados de cada parcela.

Como a taxa administrativa é referente a venda (débito, crédito à vista ou parcelado), ela é aplicada sempre, independentemente se você antecipar ou não suas vendas.

Por serem taxas diferentes, ela não deve ser somada à taxa de antecipação.

Vale lembrar que os valores antecipados são sempre referentes às vendas de crédito, uma vez que as vendas a débito já acontecem naturalmente em 1 ou 2 dias.

 

Primeiramente, deve-se descontar a taxa administrativa que é aplicada em cima do valor bruto de cada venda e depois dividir o novo valor pela quantidade de parcelas que a venda foi feita.

Para entender melhor, se a empresa realizou uma venda no crédito à vista, ela vai receber o valor dessa venda apenas após 30 dias. Caso seja no crédito parcelado em 3 vezes, recebe a primeira parcela em 30 dias, a segunda em 60 e a terceira em 90 dias.

Com o valor de cada parcela com taxa administrativa descontada, chegou a hora de realizar o desconto da antecipação.

Ele é aplicado proporcionalmente em cima de cada parcela, de acordo com a quantidade de dias antecipados, exemplificando, ao antecipar uma parcela que tem vencimento de 30 dias, você vai pagar X% multiplicado por 1, porque a antecipação foi de apenas um mês e assim sucessivamente.

Vantagens da antecipação de cartão de crédito.

São inúmeras vantagens  ao fazer a antecipação do cartão de crédito, algumas delas são:    

 

Geração de  fluxo de caixa

Como a antecipação permite que receba antecipadamente, isso pode ajudar quando se precisa de caixa para extinguir despesas;

 

Rapidez na liberação de recursos

Com o capital adiantado, pode-se negociar com os fornecedores vantagens pelo adiantamento do pagamento e fazer propostas que favoreçam o crescimento do negócio;

 

Crédito próprio e valor flexível

 Há menos burocracia para solicitar a antecipação de recebíveis do cartão de crédito, podendo escolher a melhor forma que se encaixe no plano financeiro da empresa;

 

Pagamento único

A transação é feita de uma única vez e sem surpresas no pagamento, sem precisar se preocupar com obrigações financeiras futuras;

 

Taxas menores que empréstimos

Além  da burocracia ser menor, a aprovação do pedido não depende de especulação.

E falando em empréstimos, você sabe a diferença entre ele e a antecipação? No próximo tópico iremos entender!

Qual a diferença entre antecipação e empréstimo?

Além de ser mais caro, uma vez que os bancos incluem taxas de avaliação de crédito e juros mais altos nesse recurso,no empréstimo existe uma necessidade da aprovação de cadastro e crédito e o risco é levado em conta.

No empréstimo, o banco vai emprestar a você um dinheiro dele, e depois esse valor é devolvido ao mesmo com taxas de juros conveniente ao risco do negócio

Com a antecipação é diferente, visto que o dinheiro já é da empresa, ela só está fazendo um adiantamento do serviço que foi feito. Deste modo, o risco de inadimplência é reduzido.

 

Resumidamente ,a antecipação dá mais segurança às duas partes, tanto a empresa que possui condições de quitar a dívida, quanto ao banco que cobra menos por não ser tão arriscado.

Conheça as taxas de antecipação no mercado

Um número muito significativo de operadoras de cartão oferecem seus serviços com antecipação já integrados, sem citar para seus clientes em nenhum momento que as vendas estão sendo antecipadas, oferecendo o serviço com o benefício de receber em 1 ou 2 dias por todas as vendas.

A taxa de juros média anual cobrada pela antecipação de recebíveis foi de 8%, em maio de 2021, 2 anos atrás esse valor era de 20%.

Com o Antecipag, por possuir o leilão automático, a taxa é ainda menor,  considerada uma das menores taxas do mercado, uma vez que somos o maior marketplace de antecipação de cartões e contamos com vários bancos e adquirentes dentro do nosso ecossistema, gerando assim, uma competitividade muito grande entre eles, para oferecer a você a melhor taxa.

Como uma solução centralizadora onde o usuário encontra as melhores taxas para ele começar a antecipar. Comece agora mesmo clicando aqui!

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email