Fale agora

O capital de giro é um pilar essencial para a saúde financeira de qualquer empresa, por ser seu aliado estratégico para  longevidade da mesma.

Quando baixo, pode comprometer toda a gestão financeira da empresa, então é sempre bom estar ciente das formas de sempre deixá-lo equilibrado. 

Iremos entender a importância de um capital de giro e como garantir uma boa estratégia para esse recurso.

O que é e para que serve o capital de giro?

Ele representa todo o ativo disponível para uso, de forma imediata, da empresa. O gestor mantém os pagamentos em dia através dele, o que preserva a atividade do negócio.

Por exemplo, quando se realiza uma venda à prazo, que o valor será parcelado e com um prazo futuro, até o dia deste pagamento as obrigações financeiras continuam e é preciso seguir com suas obrigações.

O capital de giro serve como o caixa ou reserva financeira que cobrirá as despesas da empresa, independente da entrada de recebimento e deve ser algo previsto e planejado para não ficar no vermelho. 

 

Estratégias para garantir o capital de giro

Para que ele seja bem utilizado, é preciso criar estratégias, para que seja possível prosseguir com o planejamento da empresa mesmo se houver épocas de crise.

Basicamente existem fatores que auxiliam o capital de giro de uma empresa, para melhorar o gerenciamento é necessário observar alguns pontos importantes, como:

 

Despesas

Qualquer oportunidade de reduzir os custos de despesas é uma maneira de melhorar a saúde financeira da empresa.

Verifique frequentemente os custos fixos e variáveis  para avaliar se há possibilidade de descontos ou se algum não é mais necessário pagar. 

 

Receitas

É importante registrar as entradas e as saídas financeiras da empresa para que mantenha as receitas saudáveis e se mantenha lucrativas. 

 

Fluxo de caixa

O principal ponto para o controle de capital de giro é o fluxo de caixa, nele você faz acompanhamento do financeiro, porém muitas vezes podem ocorrer erros operacionais, o que é resolvido com ferramentas digitais de fluxo de caixa ou de gestão de contas a pagar e receber.

Antecipação de recebíveis

A antecipação oferece taxas exclusivas e adequadas para cada negócio, além de não ter tantas burocracias e nem riscos de dívidas como o empréstimo.

Ele é um serviço que antecipa o valor de vendas a prazo, é feita sob medida para ajudar no planejamento, transformando as vendas em liquidez imediata. 

Aumentando o capital de giro instantaneamente, otimizando o fluxo de caixa, mantendo seus compromissos em dia. 

 

Como o Antecipag auxilia na estratégia da sua empresa?

Com a alta tecnologia do Antecipag, o marketplace de antecipação de recebíveis, você consegue ajustar seu fluxo de caixa e ainda escolher a instituição financeira perfeita para sua empresa!

A plataforma conecta toda a cadeia produtiva, realizando a antecipação de recebíveis com as melhores taxas do mercado e com agilidade.

O Antecipag oferece as melhores taxas do mercado,  equalizando seu capital e mantendo seus compromissos em dia!

Se interessou pela plataforma? Entre em contato conosco e antecipe seus recebíveis!

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Cartões: Finnet e o marketplace de antecipação de recebíveis

Antecipag Cartões reúne os principais financiadores disponíveis no mercado e melhor taxa é obtida em leilão