Fale agora

Se está buscando uma solução de crédito para a sua empresa, este texto te auxiliará a tomar a melhor decisão. Falaremos sobre duas opções: factoring e risco cedente.

É importante saber da relação das duas para estar mais atualizado sobre o mercado e também entender como elas beneficiam seu negócio!

O que é factoring?

Mais voltado para empresas de pequeno a médio porte, factoring é uma forma das empresas conseguirem crédito com taxas bem menores do que as oferecidas pelos bancos, visto que por serem de menor porte, não conseguem taxas tão atrativas no mercado. 

É feito por meio da antecipação de recebíveis, – que nada mais é do que adiantar uma parte de um pagamento que seria realizado a prazo –  ou títulos de crédito, lembrando que já é descontado as taxas da operação.

Desta forma, a empresa que antecipou seu recebível passa a ser a credora dos pagamentos antecipados assim que vencer o prazo estipulado para pagar pelo produto ou serviço fornecido. 

Existem diversos modelos de factoring em todo o mundo, no Brasil o mais popular é o convencional, que é quando a empresa que antecipou o valor passa a ser credora do pagamento que o sacado irá realizar no prazo.

Qual a relação entre factoring e risco cedente?

A relação de ambos é básica, factoring, resumidamente, é uma operação de risco cedente.

Ou seja, a instituição financeira antecipa o recebível da empresa que realizou a operação de factoring e esta receberá o valor adiantado, descontando a taxa da operação, trazendo essa promessa de pagamento para valor presente. A partir desse momento, a instituição financeira passa a ser a dona desse recebível, e quando o contratante pagar efetivamente, será creditado o valor integral para a instituição financeira, encerrando a operação.

Vale ressaltar que mesmo com juros, essa operação possui taxas muito menores que um empréstimo dos bancos convencionais, por exemplo. E outra vantagem é que o dinheiro antecipado é de um recebível que já foi negociado e vendido, o que é uma vantagem muito atrativa, ja que o risco de não recebimento desse valor é bem mais baixo.

O maior marketplace de risco cedente e factoring

Agora que está mais claro essa opção de crédito chegou a hora de conhecer a plataforma que integra essas e outras diversas formas de antecipação: o Antecipag!

O marketplace de antecipação de recebíveis oferece diversas vantagens e opções sem burocracia e com as melhores taxas do mercado.

Se interessou pelo serviço? Ficou com alguma dúvida? Fale com nossos especialistas e antecipe já!