Fale agora

Um dos pilares da Trade Finance é o FINIMP, mas você sabe diferenciar ele dos demais? Agora você entenderá de vez! Confira nesse texto tudo que você precisa saber sobre o Financiamento para Importações!

O que é FINIMP?

 

É o nome dado a linha de crédito para importação de mercadorias e/ou serviços no Brasil. A instituição financeira contratada faz o pagamento à vista ao exportador e recebe parceladamente o valor do importador.

Ele é válido somente para importação dos produtos e pode ser usado para custear desde o valor da mercadoria até os custos integrados na importação, como por exemplo o frete. O prazo varia de acordo com a aprovação do crédito.

Como funciona o FINIMP?

Primeiramente, a empresa deve possuir uma conta na instituição que deseja contratar o FINIMP, que deve aprovar a operação com base no histórico da importadora. 

Além de ajudar muito a aprovação se as negociações forem com exportadores que já possuem acordos comerciais com o Brasil, como a China e os Estados Unidos.

Dessa forma, a instituição financeira escolhida começa a mediar os valores, oferecendo as melhores condições e taxas para o importador.

Modalidades do FINIMP

 

FINIMP Direto

É o financiamento recebido por uma instituição de crédito no exterior para o importador nacional. Com juros e comissões, a alíquota de I.R é de 25% sobre o juros, porém sem IOF por se tratar de um financiamento externo direto. 

 

FINIMP Repasse

É o financiamento obtido por uma instituição de crédito brasileira, juntamente com uma estrangeira. Nesse tipo de financiamento, a instituição brasileira repassa o capital para o importador. 

Porém nessa modalidade é taxado o IOF, entre 0,0041% a 1,5% e o I.R é de acordo com o domicílio do banco estrangeiro.

Vantagens do FINIMP

Os benefícios de financiar são inúmeros para as empresas que precisam de capital, ao se tratar do FINIMP as vantagens são:

  • Acesso a linhas de crédito estrangeira com taxas mais atrativas em relação as operações brasileiras;
  • Adiantamento de até 100% do valor importado;
  • Chances de financiamentos com taxas fixas;
  • Prazos longos para quitar o valor adiantado;
  • Em alguns casos sem incidência de IOF crédito e câmbio, apenas Imposto de Renda retido na fonte sobre os pagamentos de juros.
  • Taxas de juros alinhadas com ambos mercados (nacional e internacional);
  • Fluxo de caixa equilibrado na empresa;
  • Estabilidade para crescimento dos negócios.

 

E já pensou em conseguir não só esse financiamento como todos os da trade finance?

Com o Antecipag é possível! Nele você tem a possibilidade de escolher o melhor financiamento para seu negócio no exterior e também antecipar seus recebíveis nacionais! 

É a revolução do mercado de crédito em apenas uma plataforma! Não perca mais tempo e antecipe conosco!

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Cartões: Finnet e o marketplace de antecipação de recebíveis

Antecipag Cartões reúne os principais financiadores disponíveis no mercado e melhor taxa é obtida em leilão