Desde o dia 7 de Junho tivemos uma atualização no mercado de antecipação de recebíveis, a nova Resolução nº 4.734/2019 junto com a Circular Bacen nº 3.952/2019 tem o objetivo de desburocratizar o processo junto com Instituições Financeiras e não financeiras a fim de potencializar esse processo entre as empresas.

Se sua empresa já pratica a antecipação de recebíveis, essas informações são cruciais para que você continue a realizar esse processo, mas caso sua empresa ainda não utilize, saiba que o mercado vem cada vez mais adotando essa prática, e entenda agora mesmo o que é o benefício agregado!

O que é antecipação de recebíveis?

Suponhamos que sua empresa tenha realizado uma venda de R$10.000 em 10 parcelas de R$1.000, com a antecipação de recebíveis você consegue adiantar o recebimento do valor total da compra, ao invés de aguardar o valor cair na sua agenda de recebíveis.

Esse processo de antecipação de recebíveis pode ser feito com a empresa da maquininha do cartão de crédito ou com os bancos, mas como nada é de graça, você precisa mostrar para essas instituições que se houver a antecipação, você tem caixa para realizar o pagamento desse valor à eles.

É neste momento que acontece o que chamamos de trava de domicílio bancário, isso acontece para que o banco tenha a garantia de que você não irá realizar a antecipação deste recebível com mais nenhuma instituição financeira, e que você possui valores a receber suficiente para quitar a antecipação.

Por que essas mudanças foram feitas?

A trava de domicílio bancário não acontece apenas sobre o valor da antecipação, ela se estende em toda a sua carteira de valores a serem recebidos, por mais que esse processo seja uma garantia para o banco, isso restringia a possibilidade de negociação com outras instituições financeiras sobre outros valores a serem recebidos.

Justamente por este motivo, a nova resolução e a circular foram criadas, para que o processo de negociação das antecipações de recebíveis pudessem acontecer de forma menos burocrática, beneficiando as empresas que utilizam esse processo.

Quais são os benefícios para a antecipação de recebíveis?

Com a chegada da Resolução nº 4.734/2019 junto com a Circular Bacen nº 3.952/2019 todo o processo de negociação ganha uma nova forma, muito mais fácil e simples para que mais empresas possam começar a realizar a antecipação de recebíveis e contem com mais possibilidades de negociação, ação que já está alinhada com o maior marketplace de recebíveis do Brasil, o Antecipag.

Fim das travas de domicílio bancário

Um dos maiores benefícios adquiridos neste novo modelo é a extinção das travas bancárias. Se antes a empresa obrigatoriamente não podia negociar a carteira de recebíveis com diversas instituições, agora ela tem liberdade e possibilidade de dividir os valores seguindo as melhores ofertas.

Por exemplo, agora é possível você negociar 40% da sua carteira com um banco, 20% com uma credenciadora e os 30% restantes com outra instituição, buscando as melhores ofertas que fazem sentido para a sua empresa.

Controle no registro de recebíveis

A partir desse novo modelo, o controle da carteira de recebíveis começa a ser feito automaticamente pela Registradora, autorizada pelo Banco Central.

Está funcionando da seguinte forma: Toda venda que acontece através de uma adquirente (maquininha de cartão) é automaticamente cadastrada na Central de Recebíveis através da Registradora, consequentemente se for realizada alguma antecipação, a mesma também é registrada na Central de Recebíveis, assim é possível saber quais valores já foram antecipados ou não.

Como o Antecipag te auxilia na antecipação de recebíveis através deste novo modelo?

Através do Antecipag, uma empresa criada pela Finnet que é líder em tecnologia bancária com mais de 18 anos de mercado, você tem acesso ao maior marketplace de antecipação de recebíveis do Brasil!

O Antecipag te coloca em acesso ao maior leilão de taxa de juros dos principais bancos do Brasil, verificando qual possui a melhor taxa para te ajudar a antecipar seus recebíveis de forma inteligente e rentável.

Após escolher a oferta que mais se adequa ao seu perfil, você consegue antecipar direto pelo Antecipag, o banco recebe a informação automaticamente e pronto, seu dinheiro já está na conta!

Fale com um dos nossos consultores e comece agora mesmo a antecipar seus recebíveis e melhorar ainda mais o fluxo do seu caixa!

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email