Fale agora

No Brasil temos diversas ferramentas para obter um financiamento para o comércio internacional, como por exemplo os da Trade Finance, que já falamos sobre cada um em específico, para os exportadores e importadores existe outra solução para manter um bom fluxo de caixa, uma delas é o Forfaiting, que iremos abordar nesse texto. 

O que é Forfaiting?

É um serviço de financiamento pós embarque das vendas no exterior dos recebíveis da exportação ou importação, que agrega também a cobertura de risco de crédito e cobrança.

Também conhecido como desconto à forfait, essa operação de crédito no exterior, o exportador concede prazos e ofertas de financiamento aos importadores. 

Através dele, o banco assume o risco, tanto da dívida do exportador quanto o pagamento do importador, dependendo do tipo de serviço que foi negociado.

Dessa forma ele liberta o exportador do risco da transação, apenas deixa-o com a responsabilidade do produto ou serviço. E ao importador, recebe o pagamento à vista.

Foi feito exclusivamente para negócios com títulos cambiais e com aceite do devedor, essa operação consiste basicamente no desconto dado a esses exportadores na compra de recebíveis a prazo e à vista. 

O exportador não tem direito a regresso e o banco assume o risco do importador, funcionando da seguinte maneira: o exportador recebe o líquido do valor do recebível tirando o valor do desconto, ao transferir os direitos do saque (endosso). 

Dessa forma, elimina o trabalho de cobrança e os riscos de uma exportação.

Por que utilizar o  Forfaiting?

Além de ser uma operação muito simples, ágil e segura, um dos grandes diferenciais dela é que não precisa emitir nenhum contrato, também garante a possibilidade de fazer importações sem interferir no caixa imediato, melhorando o fluxo de caixa.

Melhora as taxas de financiamento e aumenta a competição, ajuda na venda de mercadoria a prazo para o importador brasileiro e no recebimento à vista e imediato da quantia.

Nela também há isenção de IR (quando não há pagamento de juros), e o financiamento pode chegar a 100% do valor da importação. 

Diminui significativamente o risco cambial, melhorando as condições por antecipação do pagamento.

E além de tudo isso, possuir um limite de crédito e título cambial representativo da operação de importação ou exportação são as únicas condições para a contratação desse serviço.

Tudo isso auxilia muito na gestão financeira e no fluxo de caixa da sua empresa, seja importando ou exportando um produto internacional.

Algo que ajuda tanto o investimento da empresa não podia ficar de fora da carteira de serviços que o Antecipag proporciona! Seja internacional ou nacional, no Antecipag qualquer recebível da sua empresa pode ser antecipado! Para saber mais sobre nossos serviços clique aqui e venha antecipar conosco!

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Cartões: Finnet e o marketplace de antecipação de recebíveis

Antecipag Cartões reúne os principais financiadores disponíveis no mercado e melhor taxa é obtida em leilão