Utilizada por muitas empresa com o intuito de obter mais recursos financeiros, a antecipação de recebíveis é uma alternativa para as empresas quitarem suas obrigações mais urgentes e realizar investimentos para a empresa.

Por desconhecer a operação, muitas empresas acabam perdendo uma oportunidade de levar liquidez ao fluxo de caixa da empresa.

A operação ainda gera algumas dúvidas, por isso criamos este artigo para que você entenda como é realizada e os benefícios para a saúde financeira do seu negócio.

O que é antecipação de recebíveis?

Basicamente, antecipação de recebíveis é o ato de receber um valor com uma data futura antecipadamente do previsto, ou seja, sua empresa recebe hoje valores que estão previstos a serem pagos daqui um mês ou adiante.

A grande vantagem da operação é retirar a necessidade da sua empresa realizar um empréstimo para obter capital, mas com a possibilidade de usufruir de um valor que já é da própria empresa.

Diversas empresas, principalmente fornecedores,  precisam alongar seus prazos de pagamento para seus clientes e isso acaba descompensando o fluxo de caixa. Em situações como essa, a operação de antecipação de recebíveis se torna uma aliada.

Adiantar valores é uma operação recorrente em empresas de médio e grande porte, porém empresas de menor porte podem se beneficiar da operação. 

Através das suas notas fiscais já se torna possível realizar a antecipação de recebíveis.

 

Como fazer uma antecipação de recebíveis?

Agora que você já sabe o que é a antecipação de recebíveis vamos te explicar como realizar esta operação que pode ajudar a sua empresa.

Encontrar empresas que realizam esse tipo de operação é o primeiro passo para concretizar este tipo de operação. São empresas que realizam antecipação de recebíveis algumas fintechs, factoring e instituições financeiras.

É fundamental avaliar as taxas de juros cobradas, se existe há necessidade de garantias e a segurança da transação.

Em diversas instituições financeiras o processo acaba se tornando um pouco burocrático, necessitando o envio de diversos documentos relativos a faturamento, assim a instituição terá como base o histórico da empresa para decidir se irá ou não antecipar o crédito da empresa.

As fintechs vieram para desburocratizar este processo e ajudar empresas a recuperarem crédito, a Antecipag, por exemplo, permite acesso rápido através de um processo totalmente digital.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis funciona a partir de notas fiscais, duplicatas, carnês e cartões de crédito. A empresa que irá antecipar vai considerar o risco e aí sim realizar a antecipação, estipulando uma taxa de juros, ou seja, se o seu negócio possuir R$60.000,00 de capital para receber, a empresa poderá antecipar cerca de R$55.000,00

 

Quem pode fazer uma antecipação de recebíveis?

Qualquer empresa pode realizar a antecipação de recebíveis, mantendo o fluxo de caixa saudável.

Ao perceber que não possui capital de giro, geralmente o gestor financeiro, antecipa os recebíveis para manter as obrigações do negócio.

Todos os tipos de empresa podem antecipar, desde fornecedores até empresas grandes com alto giro de fluxo.

A grande vantagem de realizar antecipação de recebíveis é de que o gestor não precisa pedir este dinheiro emprestado de alguma instituição, mas sim utilizar um recurso que já lhe pertence. Assim, o custo de antecipar seus recebíveis acaba se tornando menor do que outras linhas de crédito, como um empréstimo.

 

Organização para antecipar

Um fator que vem revolucionando o mercado é a tecnologia utilizada por fintechs, tornando o processo de antecipar recebíveis mais simples e rápido.

Possibilitando a entrega de informações 100% digitais, as empresas se beneficiam da experiência digital otimizando tempo e recursos.

A Antecipag é uma das fintechs que vêm revolucionando o mercado de crédito, conheça mais sobre como vamos ajudar a sua empresa.

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email