Fale agora

Existem várias formas de pagamento, podendo ser por crédito, débito, dinheiro, cheque e boleto. Segundo a FEBRABAN, no Brasil se utiliza muito o boleto por conta de seus benefícios. 

Porém, mesmo sendo uma forma de pagamento muito comum, ainda existem muitas dúvidas sobre alguns termos que a compõem, como por exemplo o sacado e o cedente. Nesse texto iremos saber mais sobre ela.

O que é sacado e cedente?

O sacado e cedente são importantes em diversos pontos do mercado financeiro, seja você pessoa física ou pessoa jurídica. Agora entenderemos sobre cada um separadamente:

Sacado

O sacado, também conhecido por pagador, é basicamente quem irá fazer o pagamento  da 

conta ou boleto. Basicamente, o sacado pode ser desde uma pessoa física até uma jurídica.

Cedente

Já o cedente ou beneficiário é quem receberá o pagamento feito pelo sacado. E assim como ele, pode ser pessoa jurídica ou física. Pois ambas podem emitir boletos para pagamento. 

A identificação do boleto é feita com o nome da pessoa ou empresa que está recebendo o pagamento e não pela pessoa que emitiu o boleto, exceto se a  instituição também for a cedente ou beneficiária do pagamento.

Qual a diferença entre sacado e cedente?

Agora que já sabe o que cada um significa, é possível entender a diferença entre eles. Para isso é preciso saber o lado de cada um na transação, o sacado é o devedor e o cedente o credor.

Para que fique bem claro o papel de cada um, vamos dar um exemplo: uma empresa (PJ), contrata um marketplace de antecipação de recebíveis para antecipar suas notas fiscais e cartões de crédito, eles terão que pagar pelo serviço oferecido. Nesse caso a empresa é o sacado e o cedente é o marketplace.

Sacado, cedente e os bancos

As instituições bancárias estão ligadas as transações de sacado e cedente, uma vez que são elas que fazem a cobrança, cálculo de juros, multa e tudo que envolve o pagamento por boleto bancário. 

Após o pagamento ser feito, o banco recebe e transfere o valor para a conta do beneficiário. Porém, o cedente só pode fazer a emissão do boleto pelo banco se ele tiver uma conta aberta no mesmo.

Além disso, o cedente consegue antecipar o recebível do seu sacado, graças a  nova Resolução nº 4.734/2019 junto com a Circular Bacen nº 3.952/2019, que permite a antecipação de recebíveis de cartão de crédito, com ela é possível adiantar seus recebimentos pelas vendas realizadas no cartão, a vista ou parcelada.

Com  o Antecipag é possível antecipar o pagamento de seus recebimentos, com as menores taxas do mercado, nele é possível antecipar de forma totalmente digital, equilibrando assim seu fluxo de caixa! Entre em contato conosco e agilize seus recebimentos!

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Cartões: Finnet e o marketplace de antecipação de recebíveis

Antecipag Cartões reúne os principais financiadores disponíveis no mercado e melhor taxa é obtida em leilão