Fale agora

Trava bancária: entenda o que mudou!

Com a nova norma criada pelo Banco Central do Brasil, que entrou em vigor dia 7 de junho de 2021, ficou muito mais fácil e prático fazer a antecipação de recebíveis, mas você se lembra como era antigamente? Como a trava bancária funcionava? Venha lembrar!

O que é trava bancária?

Quando você faz um empréstimo, você pode entrar em um acordo com o banco, onde o pagamento das suas vendas feitas será depositado em uma única conta bancária e não poderá ser alterada, pois o banco poderá usar essas vendas como garantia para a quitação do empréstimo

A trava bancária, também conhecida como “alienação fiduciária de recebíveis”, é uma ferramenta criada pelo Banco Central para regulamentar operações de crédito, como empréstimos ou o uso de limite de cheque especial. 

Ela garante que as suas vendas com a máquina de cartão só vão ser utilizadas uma única vez como garantia para contratação de um empréstimo.

A trava bancária é basicamente uma garantia de que o empréstimo será pago!

Como funcionava a trava bancária?

As empresas quando precisam de um financiamento no banco tem a opção de travar os recebíveis, garantindo o recebimento das parcelas e  direcionando o recebimento das vendas de cartão no banco onde o empréstimo foi feito.

 

Sendo assim, uma empresa que possui trava bancária pode trabalhar com qualquer empresa de cartão, mas só receberá as vendas realizadas em um único banco.

De forma explicativa, a empresa cede ao banco títulos de crédito que tem a receber dos seus devedores. Portanto, a cada vez em que os títulos de crédito vão sendo pagos, o banco utiliza esses valores para abater pedaços do montante total da dívida

 

Basicamente, a antecipação de recebíveis só era possível se fosse feita diretamente com a credenciadora ou banco, mas era preciso realizar a  trava de domicílio bancária, algo que não era muito vantajoso para a empresa, visto que ela ficava “presa” a apenas uma instituição financeira.

 

O que mudou na trava bancária?

Criada pelo Banco Central do Brasil com o objetivo de aumentar a oferta de crédito e proporcionar melhorias nos custos de financiamento, a Normativa 4.734/3.952 veio para dar mais liberdade e flexibilidade para a sua empresa.

 

Com a nova regra, a antecipação de recebíveis ficou mais aberta e flexível, colocando um ponto final na trava bancária! Além de não ficar com a agenda de recebíveis travada em apenas um banco, agora a empresa vai poder optar pela antecipação em qualquer banco ou empresa de cartão, possibilitando mais competitividade e melhores taxas. 

Vantagens com a  mudança da trava bancária

As mudanças favorecem muito os donos das empresas, pois ganhará mais liberdade para a negociação de valores que têm a receber das vendas feitas a prazo.

Liberando a agenda de recebíveis, poderá receber ofertas de antecipação com taxas bastante atrativas nas melhores instituições financeiras.

E como garantia, o dono da empresa irá apresentar somente o que foi antecipado (gravame) e o faturamento excedente ficará livre para buscar oportunidades de novos negócios. 


O Antecipag chegou para renovar ainda mais as possibilidades, nele você tem acesso as melhores taxas de antecipação do mercado e nem precisa lembrar que trava bancária já existiu algum dia! Ficou interessado nessa incrível oportunidade? Acesse já e descubra mais!

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Cartões: Finnet e o marketplace de antecipação de recebíveis

Antecipag Cartões reúne os principais financiadores disponíveis no mercado e melhor taxa é obtida em leilão